Determinação do material fino que passa através peneira 75 µm por lavagem
As normas técnicas estabelecidas pelo DNER desempenharam um papel crucial no desenvolvimento rodoviário do Brasil, ao definir parâmetros para projetos e execução de rodovias até sua substituição pelo DNIT em 2001. Essas normas abrangiam especificações detalhadas sobre terraplenagem, pavimentação, drenagem e segurança no trânsito, buscando uniformizar procedimentos, materiais e garantir a qualidade e eficiência das obras.
Com a criação do DNIT, as diretrizes técnicas foram ampliadas para incluir não apenas rodovias, mas também ferrovias, abrangendo padrões para construção, manutenção e operação dessas infraestruturas. O foco permaneceu na uniformidade e eficiência, incorporando avanços tecnológicos e melhores práticas. As especificações do DNIT detalham aspectos como pavimentação, drenagem, sinalização, controle de qualidade e segurança viária, assegurando obras de alto desempenho e durabilidade, alinhadas às demandas de modernização e desenvolvimento sustentável da infraestrutura de transportes no Brasil.